quarta-feira, 23 de abril de 2014

Compras no supermercado com os pequenos



As crianças e as súplicas no supermercado
Fazer as compras de supermercado não é um prazer pessoal e é claro que você tem o direito de ir às compras do dia-a-dia com o mínimo de stress e gastos desnecessários.
Como conseguir uma ida às compras sem perturbações:
Primeiro, estabeleça uma regra claramente: “Nada de pedir bugigangas e brinquedos quando estivermos fazendo as compras!” (Se você estiver comprando e sua filha estiver com fome, compre algo saudável como frutas ou iogurte).
Segundo, respeite as regras. É bom ser flexível, mas é confuso e injusto se forem mudadas com frequência. Se, em uma tarde, você decidir recompensar sua filha, por exemplo, permitindo que compre um brinquedo, porque ela fez tarefas domésticas extras para você pela manhã, deixe claro antes de entrar na loja que o presente especial é pelos serviços extras que ela fez. Espero um pouco antes de oferecer uma recompensa pela ida às compras novamente, a fim de que ela não espere nem implore por isso.
Terceiro, assim que você entrar no supermercado dê a sua filha um Lembrete (não sermão!): “Lembre-se, fulana, nada de pedir presentes no supermercado. A resposta será não!”.
Quarto, depois dos primeiros minutos de cooperação, elogie sua filha: “Fulana, você está fazendo um ótimo trabalho me ajudando com as compras!” ou “Obrigada por se lembrar da regra, fulana!”.
Quinto Dê a ela tarefas específicas durante as compras, pegar alguns itens e dizer em que corredor você estará, maneiras construtivas para conseguir sua atenção. Quando você estiver com pressa, diga: “Hoje nós estamos com muita pressa. Pegarei a comida e você empurrará o carrinho, tá bom?”.
Sexto, Se sua filha tiver uma total explosão de raiva, ignore como se sua vida dependesse disso. Finja que aquela personagem barulhenta não é sua filha. Ande um pouco à frente, mas não tanto para assustá-la ou fugir dela. Comente com curiosos que estão olhando: “Crianças! São sempre assim, não são? Ou, “Aquele livro que li disse para ignorar, mas não é tão fácil quanto parece”!”.
Espere por ela do lado de fora, permanecendo calma, independemente daquilo que ela faça. Tenha em mente pensamentos como: Eu consigo aguentar mais do que ela. Eu consigo aguentar mais do que ela. Elogie quando ela parar a birra, pois ignorar não é efetivo a menos que seja seguido por algo positivo.
Se for uma criança que está começando a andar e for hora de ir embora, dê uma Escolha: “Estamos indo embora agora”. Você quer ir andando ou devo carregá-la? Se ela se jogar no chão com fúria, diga: “Parece que você quer andar”!”, e vá devagar e com confiança em direção à porta, certificando-se de que ela poderá vê-la. Não olhe em seus olhos. Talvez tenha de pegá-la mesmo se estiver chutando e gritando. Faça isso com calma e firmeza, virando seu rosto para evitar pancadas ou arranhões.
Não dê sermões ou explicações, nem a censure. Não é possível pensar claramente durante uma explosão de raiva. Você desperdiça seu tempo.
Quando for às compras novamente e ela participar por sua livre vontade, elogie com um simples “Obrigado!”.
Boas idas ao supermercado acompanhados de seus filhos.
Fonte: A resposta é não - Cynthia Whitham

Nenhum comentário:

Postar um comentário