sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Insônia


A insônia é um transtorno na iniciação ou manutenção do sono, que está normalmente associada ou condicionada a estados emocionais alterados tais como ansiedade e depressão. Há vários fatores que podem interferir no sono e agravar a insônia, como por exemplo: doenças respiratórias crônicas, apneia do sono, sedativos, estimulantes, condições ambientais e frequentes  mudanças de turnos no trabalho.
 Os sintomas podem se relacionar com uma dificuldade para iniciar ou manter o sono  e o padrão é influenciado por vários fatores:  ritmo circadiano (relógio interno), que tende a sincronizar com o ciclo de 24 horas do Sol, a sincronização do ritmo circadiano é adquirida devido à exposição diária à luz, horário das refeições e exercícios físicos. As pessoas que sofrem de insônia geralmente têm horas de sono irregulares. Por não conseguirem dormir à noite, ficam acordadas até muito tarde e, por consequência, estão exaustos na manhã seguinte e acabam dormindo durante o dia, quebrando o equilíbrio do ritmo circadiano. Outros fatores também influenciam: efeito de drogas, exercícios, evitação de sono, hábitos inapropriados ou efeitos de preocupações.
A pessoa que sofre de insônia precisa compreender que o sono não pode ser forçado, não deve insistir em tentar dormir, e sim criar condições propícias para que o sono apareça.   Algumas técnicas podem ajudar nas tentativas de impedir esse mecanismo de evitação: Relaxamento, imagens que podem ser utilizadas durante o relaxamento, controlar o ambiente - distrações como televisão ou material de leitura devem ser retirados do quarto, de modo a configurá-lo como um local para dormir. Fortalecer o ritmo circadiano, ou seja, fixar uma hora de acordar, regulando o despertador para aquela hora. São proibidos os "cochilos" durante o dia e à noite a pessoa deve permanecer fora do quarto até que se sinta sonolenta. Quando isso ocorrer, ela deve ir para a cama e apagar as luzes. Se acordar durante a noite, deve registrar tudo o que fez e nas noites consecutivas tentar eliminar os comportamentos que interferem como sono.
As pessoas que sofrem de insônia podem estar extremamente preocupadas com problemas e os aumentam ainda não dormindo assim levando uma vida sem energia, irritadiças, pois uma noite sem dormir deixa qualquer pessoa estressada.

Essa questão da insônia me fez lembrar de uma história que li, que havia um grupo de visitantes observando Buda e seus monges em silêncio absoluto e numa paz indizível  . Ao terminarem a meditação um dos visitantes pergunta ao sábio, já que ele também desejava viver uma vida com aquela paz.
O que vocês fazem?
O sábio responde: Nós andamos, comemos e dormimos.
O que traduzindo significa na hora de comer é hora de comer, não é hora de conversar , pagar contas e discutir. Na hora de andar é hora de andar não de correr (saber usar o tempo) e hora de dormir é hora de dormir, não é hora de pensar em problemas : só dormir!

Que possamos dormir melhor para viver melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário