sábado, 23 de outubro de 2010

Como ser feliz????


Tem dia que são "Aqueles dias" em que parece que tudo fica cinza... e como diz na musiquinha da Deu a Louca na Chapéuzinho Vermelho quando ela está bem chateada : Tudo está tão blue...e parece até que vermelho é azul...então fica um pouco assim. Tem vezes em que a gente vê uma imagem, ou assiste algo e se sente como o ator/atriz parece que é com a gente...como se nós estivéssemos vivendo aquilo de verdade.
Acredito que todo mundo tem esses dias ...dias de ansiedade...dias de nervoso...dias de incertezas...de melancolia...de se sentir que ninguém

gosta da gente...que somos indesejados...que nossa presença incomoda...enfim dias de baixa auto-estima e ou de inferioridade.

Mas ...contudo...há aqueles dias em que: nos achamos a última bolacha do pacote, aquela coca-cola toda, a sabedoria em pessoa, o melhor amigo...temos auto-confiança, direcionamos nossos objetivos por saber o que exatamente queremos, temos a melhor palavra, nos sentimos lindos e maravilhosos...ah como é bom!!!
Se pararmos para pensar...todos já experimentamos momentos em que fomos dominados por intensas emoções. Aquelas lembranças daquele dia...daquele acontecimento que mexeu com nossos sentimentos... Ansiedade ...coração acelerado...passos apressados...uma notícia inesperada...lágrimas....alegria por uma boa notícia...
Todos estamos às voltas com nossas emoções e a saúde delas é que vão garantir a saúde fisiológica.
ação - reação
Quer estejamos ansiosos, esperando férias há muito tempo planejadas, apaixonados ou tristes, chorando a morte de alguém que amamos... sentindo revolta, ressentimento, mágoa...estamos descarregando no nosso corpo energias deletérias que vão a pouco minando a capacidade de manutenção de células que geram saúde...estressores que vão retirando a pouco e pouco nossa vitalidade e vão nos deixando à mercê das doenças ...das enfermidades degenerativas...quando vamos ver já estamos com um câncer começante...uma obsessão iniciante...traumas que se distribuem pelo nosso corpo...
O medo...pode ser venenoso. Ele pode nos atormentar, roubar nosso sono e preocupar nosso pensamento. As pessoas podem literalmente morrer de medo. Em 1903, alguém gritou"Fogo", quando um incêndio começou no Teatro Iroquois, em Chicago. Eddie Foy, o comediante no palco nessa hora, tentou reassumir o controle da multidão falando: "não se assustem. Não há perigo. Calma"! Mesmo assim a multidão entrou em pânico. Durante os dez minutos que se passaram até o corpo de bombeiros chegar ao local, e rapidamente apagar o fogo, mais de quinhentas pessoas morreram, a maior parte presa ou esmagada nas grades.
A Raiva dizem os sábios, é"uma loucura passageira" "que carrega a mente pra longe". E se eu sentir raiva o que devo fazer? Em primeiro lugar: espere...tudo que sobe tem de descer..em segundo: perdoe. Deixe o humor melhorar e seu pensamento se alargará e se tornará mais propício à reflexão.
Mas da mesma forma que o medo, a raiva ou outras emoções em descontrole podem contagiar, as boas ações também..embora nós tenhamos mais facilidade de assimilar e internalizar coisas desagradáveis...como Disse Divaldo Franco por Joanna de Angelis: O mal é audacioso..entra destemido nos lares das pessoas, enquanto o bem é tímido, calça sapatos de veludo pra não incomodar...nós temos um dia inteiro de notícias trágicas e uma ação de alguém no bem passa tão rápido como um piscar de olhos.
As coisas boas também contagiam, a felicidade é contagiosa, o amor é contagioso. A felicidade não é somente sentir-se bem, é fazer o bem.
Geralmente  focamos nossas ações nas coisas negativas, pela ansiedade...pois elas podem tornar nossas vidas miseráveis e nos levar a procurar ajuda.
Conforme pesquisas em David Myers, como ser feliz?
1 - Perceba que a felicidade duradoura não vem do sucesso financeiro - As pessoas se adaptam as mudanças e as circunstâncias - mesmo à abundância ou às deficiências.
2 - Tenha o controle do seu tempo - Pessoas felizes se sentem no controle de suas vidas, geralmente permitido pelo uso hierarquizado do tempo.
3 - Aja de modo feliz - nós podemos às vezes mudar a nós mesmos a partir de uma estrutura mental. Esboçando uma expressão sorridente, as pessoas se sentem melhor, quando elas fazem cara feia, o mundo inteiro faz cara feia de volta. Assim sendo, expresse uma face feliz, Fale como se estivesse com a auto-estima em alta, otimista e avançando.
4 - procure tarefas e lazer que utilizem suas habilidades. Tarefas que o desafie, sem o esmagar. (jardinagem, trabalho social ou trabalhos manuais)
5 - Junte-se ao movimento - pratique exercícios físicos em grupos, são antídoto contra a depressão leve e a ansiedade.
6 - Dê ao seu corpo o sono de que ele necessita - Pessoas felizes vivem vidas ativas e vigorosas, mas mesmo assim reservam um tempo para um sono repousante e renovador e para a solidão.
7 - Dê prioridade às relações mais próximas - Amizades íntimas com aqueles que realmente se preocupam conosco podem nos ajudar nos tempos difíceis. Confidências são boas para alma e para o corpo. Resolva cuidar de suas relações mais próximas sem nada cobrar delas, mostrando-lhes a generosidade de que é capaz e divertindo-se e compartilhando com eles.
8 - Foque além de si mesmo - Ajude os outros que estejam necessitando. A felicidade aumenta a boa vontade (os que se sentem bem, fazem o bem). Fazer o bem faz com que nos sintamos bem.
9 - Seja grato - Pessoas que mantém uma atitude de gratidão - que param todo dia pra pensar nos aspectos positivos de suas vidas (saúde, amizades, família, liberdade, educação, sentimentos e assim por diante) experimentam um aumento no bem estar.
10 - Cuide de sua vida espiritual - Pessoas que lidam em comunidades religiosas através da fé tem uma razão para pensar além de si mesmas, um sentimento de propósito e esperança. Essas pessoas geralmente lidam melhor com suas crises.
A forma como lidamos com a saúde das nossas emoções para ter uma melhor qualidade de vida, aprendermos a desprender das coisas e vivenciar relações saudáveis, vai depender da nossa história de vida, de uma estrutura psicobiofísica...a nossa fé...enfim aquilo que nos move no mundo.
"Felicidade é igual borboleta, quando menos você a espera ela vem pousar nos seus ombros" ..., pois Felicidade não é algo pronto, depende da forma como eu a entenda. É possível ser feliz mesmo nas maiores dificuldades, Franklin Roosevelt, vitimado pela poliomielite tornou-se o presidente dos EUA América do Norte e contribuiu grandemente para a paz mundial durante a segunda grande guerra...Choppin, Tuberculoso, continuou compondo entre as crises de hemoptizes, Mozart, na miséria sofrendo competições ultrizes...conseguiu traduzir para os ouvidos humanos as mais belas melodias que lhe vibravam na alma...Bethoveen, continuou compondo e com mais beleza mesmo após a surdez total ..Ellen Keller, cega e surda comoveu o mundo com sua história de amor à Deus e à vida..Steinmetz, aleijado contribuiu grandemente para o engrandecimento da química...Madre Teresa de Calcutá, tinha problemas graves de saúde, mas nunca reclamava...pode-se estar doente sendo perfeitamente saudável e ela ainda deu uma receita pra viver plenamente: "se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo, não viva de fotografias amareladas...não deixe que enferruge o ferro que existe em você...quando não puder correr através dos anos, ande..quando não puder andar trote, quando não puder trotar use muletas, mas não se detenha ".


Bibliografia: Myers, David G
                        Psicologia
Franco, Divaldo Pereira
Angelis, Joanna de - O ser integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário